My favourite basic tools for drawing

março 11, 2016

 

Achei que hoje era um bom dia para partilhar alguns dos materiais que uso para desenhar e ilustrar. Se isto é algo que vos interessa continuem a ler.

Today I thought I would share some tools that I have been using in my drawings and illustrations. If this is something that interest you keep reading...


Vamos começar pelo básico - lápis. Lápis de carvão. Às vezes uso lapiseira (HB 0,5 - o mais normal). No entanto ultimamente a escolha têm recaído pelos lápis, qualquer lápis HB serve, mas tenho a tendência por escolher os famosos lápis amarelos e pretos N.2 da marca Staedtler. E porquê especificamente desta marca? Porque a mina não se parte com tanta facilidade e porque são muito fáceis de afiar. Eu estou sempre a afiar os meus lápis, porque gosto de desenhar com uma ponta extra fina!

Let's start with the basic, pencil. Charcoal pencil. Sometimes I use mechanical pencils 0.5 with HB mine. Lately I've been using pencils more. Any HB pencil is fine for me, but I have tendency to choose the one in the picture - N2 Pencil (HB) from the brand Staedtler. Why, you might wonder, because the charcoal mine is more resisting (doesn't break as much as other brands) and also it's very easy to sharp. I prefer use a very sharp pencil.


Outro material que não dispenso são os marcadores pretos. Especialmente os finos. A minha preferência recaí nos 0.05 ou 0.1. Apesar de nos últimos anos começar a usar mais os 0.1 apenas pela maior resistência que têm ao uso e pressão. Quando quero linhas mais grossas uso o 0.3 ou o 0.5. Em termos de marcas os primeiros que usei era da Staedtler (era o que havia na papelaria mais próxima de mim). Mais tarde começaram a aparecer os Micron Sakura (que são ligeiramente mais baratos). Em termos de qualidade, acho que são iguais. No ano passado experimentei outras marcas que também são muito interessantes - Sharpie, Edding 1900 e Mitsubishi (Uni Pin Fine Line).

Other staple in my drawings is black markers. Specially the fine liners - which usually are either 0.05 or 0.1. Lately I've been gravitating more to the 0.1 mainly because it's more resisting to pressure. When I want thicker lines I use either 0.3 or 0.5. As for the brands - the first one that I've started to use was Staedtler (mainly because that was what was available). Later I found Micron Sakura, it's bit more affordable. As for the quality I think they are both equal. This year I've been trying other brands, such as Sharpie, Edding 1900 and Mitsubishi (Uni Pin Fine Line).


Este pincéis com deposito de tinta são os Zig Kuretake Brush Writer - em Cinzento, Azul Cinzento e Cinzento claro. (Também tenho em vermelho, roxo e azul claro). Gosto de os usar para criar sombras ou fazer pequenos estudos de cor. São também interessantes para caligrafia, especialmente as cores mais escuras. Nota - em alguns países esta marca é conhecida como Zig, outras fazem parte da Pentel e ainda também é conhecida por Kuretake.

This is the Kuretake Brush Writer in Grey, Blue Grey and Light Grey. I like to used them for shading. They are also interesting to make some calligraphy, specially the darker colours (although I still have a lot to learn in that area). Note - in some countries the brand of these brush pens is Zig and in others is Pentel.


Canetas/Marcadores com bico de pincel. Os primeiros dois são da Kuretake e imitam os pincéis tradicionais japoneses. O terceira é Pentel Brush Pen. Estes marcadores/canetas são bons para a criação da linha nos desenhos. Ainda estou a aprender a trabalhar com os que têm ponta de pincel, o resultado (quando bem feito) fica muito bonito.

Brush Pens with Black Ink. The first two are Kuretake and they imitate the traditional Japanese brushes. The third one is the Pentel Brush Pen. Using these sort of pens to make my line art is something that I'm still learning to work with, but they create very interesting lineart.


E por último canetas de gel brancas. A primeira é da Uni-Ball (Mitsubishi Pencil) e a outra é uma Gelly-Roll da Sakura. Uso-as para criar pequenos pontos de luz.

Last are White Gel pens, the first one is from Uni-Ball (Mitsubishi Pencil) and the other one is a Gelly-Roll by Sakura. I use them to create highlights.

Estes são apenas alguns dos materiais que uso quase diariamente.
Este post levou-me a reflectir sobre este tipo de materiais artísticos, e cheguei à conclusão que os que costumo usar e recomendo ou são japoneses ou alemães. A grande diferença entre eles, é que os que são feitos na Europa (por norma) são mais aros que os que são feitos no Japão. Por outro lado, até há alguns anos atrás, as marcas japonesas não eram de tão fácil acesso como agora. Por exemplo, eu vivo numa cidade (relativamente) pequena, em que só há uma papelaria com material artístico (existe também um Staples, mas a selecção é muito fraca que nem conto com eles). A papelaria a que costumo ir até é boa e têm alguma variedade, mas não têm tudo. Só há coisa de dois/três anos é que começaram a ter os marcadores Micron Sakura. E até agora nunca lá vi marcadores/pincéis com depósito de tinta. (Os meus adquiri online).

O meu conselho é (se puderes) experimenta os materiais antes de os comprares.  Se não for possível experimentar pesquisem tudo o conseguirem sobre as marcas e arte feita com o tipo de material que procuram antes de comprarem. Leiam e vejam testemunhos de quem usa este ou aquele produto. E se ao final do dia ainda tiverem questões, tentem perguntar a algum artistas que os use a opinião deles.

This small reflection led me to a thought I had before, that the best art supplies (in my opinion - from the ones I've tried and tested) are either made in Japan or Germany. What's the big difference (specially if you're an artist that it's starting building their art supplies "collection"/tools) is that the products made in Europe are more expensive than the Japanese. On the other hand, until a few years ago these Japanese brands weren't so broadly available. For example, I live in small town, I only have a stationary shop in it (at this time). It's a good stationary shop, but it doesn't have everything. Only a couple years ago it started to have the Micron Sakura markers. So far I never saw the brush pens there (I had to get mine from an online shop).

My advice though is, if you can, always try the art supplies before purchasing them. If that's not possible (because many places have them closed, or you can only find them online) research the art supplies. Read reviews. And if you still have questions, try approach other artists that used them.

You Might Also Like

6 comentários

  1. I'm totally crazy about pens and pencils even tough I don't draw (I wish!). ill have to look for some of these!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Most of these are from Ponto das Artes (it's my go to art supplies store, mainly because they have a good online store and they ship fast).

      Eliminar
    2. That's not good to know. I have that store in Cascais, a 10 minute drive from my house!

      Eliminar
    3. Ups! Maybe they don't have it all in the physical store

      Eliminar
  2. Eu gosto muito desse tipo de material, por isso interessa-me sempre saber o que as pessoas utilizam (para depois aumentar a minha colecção...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo! Tenho de escrever mais alguns posts como este no futuro :D

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário // Leave us a comment

Bites & Bits August 32-35/52

August was a roller-coaster. A good roller-coaster. I started the month by installing new shelves on my Studio. I did it by myself and I...

Seguidores

Follow
© a outra mafalda 2013 - 2017. Com tecnologia do Blogger.