2018 in Review

janeiro 21, 2019


Antes de começar a focar-me em 2019, aqui no blog, queria reflectir um pouco sobre 2018.
Esta reflexão anual já é costumeira - se tiverem curiosidade podem ver a dos anos anteriores:
Before starting to write about 2019, I wanted to reflect a bit about 2018.
This annual reflection is already customary - if you are curious you can see it from previous years:

2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 


No final de 2017 dizia-vos que "Sinto que passei por uma fase menos boa durante o ano que passou, mas que está nas minhas mãos sair deste ciclo vicioso e pouco produtivo em que estou."
2018 foi o ano em que decidi pôr as mãos à obra e mudar o que precisava para me sentir melhor comigo própria e assim conseguir voltar a criar com uma outra leveza. Este processo têm sido lento e na maioria das vezes pouco linear, com tanto de avanço como recuos, mas cada vez mais sinto-me no caminho certo (e acho que o importante é isso mesmo. Tenho mencionar nesta parte que a Vânia do blog Lolly Taste têm sido uma fonte de inspiração neste processo de me sentir melhor comigo própria).
A meio do ano inscrevi-me num ginásio e foi uma das melhores decisões que fiz em 2018. Mais do que o peso que perdi ou não perdi, a força física e a energia que ganhei foram das melhoras coisas que me aconteceram em 2018.
At the end of 2017, I told you that "I felt I had gone through a less good phase during the past year, but that it is in my hands to get out of this vicious and unproductive cycle in which I was."
2018 was the year that I decided to change what I needed to feel better about myself and to be able to create again. This process has been slow and rather bumpy, with both advancements and setbacks, but I feel that I am on the right track (and I think that's what it's important).

In the middle of the year, I enrolled at a gym and it has been one of the best decisions I made in 2018. More than the weight I lost or did not lose, the physical strength and energy I gained were the best things that happened to me last year.

Aqui no blog mantive uma rubrica semanal que se chama Bites & Bits. Mas a meio do ano deixei de publicar. Senti que me precisava de desligar-me das redes sociais e focar-me noutras coisas.
Here in the blog, I keep a weekly publication called Bites & Bits. But in the middle of the year, I stopped publishing. I felt that I needed to disconnect from social networks and focus on other things.

1/52 | 2/52 | 3/52 | 4/52 | 5/52 | 6/52 | 7/52 | 8/52 | 9/52 | 10/52 | 11/52 | 12/52 | 13/52 | 14/52 | 15/52 | 16/52 | 17/52 | 18/52 | 19/52 | 20/52 | 21/52 | 22/52  | 23/52 | 24/52 | 25/52 | 26/52 | 27/52 | 28/52 | 29/52 | 30/52 | 31/52 | 32/52 | 33/52 | 34/52 | 35/52 | 36/52 | 37/52 | 38/52 e 39/52 | 40/52 | 41/52 | 42/52 | 43/52 | 44/52 | 45/52 | 46/52 | 47/52 | 48/52 | 49/52 | 50/52 | 51/52 | 52/52

No entanto fui partilhando fotografias regularmente no Instagram pessoal no meu desafio de publicar uma foto por dia (coisa que mantive até agosto). Foi uma maneira muito interessante de registar o meu dia a dia. Talvez volte a este projecto um dia destes, mas provavelmente num outro formato.
However, I was regularly sharing photos on my personal Instagram for my challenge of posting a photo a day (which I kept until August). It was a very interesting way to register my day to day life. Maybe I'll come back to this project one of these days, but probably in another format.

Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro


Em 2018 celebrou-se o 5º ano da Nuts for Paper!! Melhorei o estúdio, fiz um projecto criativo de 100 dias à volta da Nuts for Paper e em que partilhei mais do que 100 cadernos feitos mim.
Comecei a fazer Vlogs relacionados com o meu trabalho da Nuts for Paper. Espero voltar à carga com os mesmos brevemente.

Outros pontos altos do ano para a Nuts for Paper:
- foi o quarto ano que criei os Cadernos para o Bloggers Camp ( um encontro de bloggers criado por três bloggers a Ana do Infinito mais um, a Catarina do Daydreams e a Catarina do Joan of July).
- fui novamente parceira do evento Blogging for a Cause (criado por cinco bloggers portugueses.Todo o dinheiro angariado foi doado a cinco instituições)
- criei uma colecção de agendas 2018/2019 que representa a marca, foi o único padrão que criei em 2018, mas que representa uma mudança significativa no meu método de trabalho.
- os esquilos voltaram às capas das agendas (as primeiras agendas da Nuts for Paper em 2013 e 2014 tinham capas com ilustrações das duas, então, mascotes da marca).

In 2018 we celebrated the 5th year of Nuts for Paper !! I improved my studio, did a 100 days creative project around Nuts for Paper and shared more than 100 handmade notebooks made by me.
I started doing Vlogs related to my Nuts for Paper work. I hope to return to them soon.

Other highlights of the year:
- 2018 was the fourth year I created the notebook for Bloggers Camp (a bloggers meeting created by three bloggers to Ana do Infinito mais um, Catarina of Daydreams and Catarina of Joan of July).
- I was again a partner of the event Blogging for a Cause (created by five Portuguese bloggers. All the money raised was donated to five institutions)
- I created a collection of calendars 2018/2019 that represent the brand, it was the only pattern that I created in 2018, but it represents a significant shift in my work method.
- the squirrels returned to the covers of the planners (the first Nuts for Paper calendars back in 2013 and 2014 had covers with illustrations of the two, then, brand mascots)


Em termos de ilustração 2018 foi um ponto de viragem:
- Explorei novos métodos de trabalho de desenho (falei mais sobre isso na publicação que escrevi sobre as ilustrações que criei para o Bloggers Camp)
- Explorei mais os meus diários gráficos (Sketchbook Friday).
- Tive uma ilustração minha a ser publicada na revista Calm (a ilustrar o texto da querida Susana da Bless).
- Retomei o desenho dos esquilos que queria ter feito no Inktober de 2017 e acabei por desenvolver um pouco mais as aventuras do Chubby (a mascote da Nuts for Paper).
- Em Outubro desafiei-me a desenhar algo completamente diferente e sair um pouco da minha zona de conforto e adorei!!

In terms of illustration 2018 was a turning point for me and my work:
- I explored new methods of drawing (I talked more about it in the publication I wrote about the illustrations I created for Bloggers Camp)
- I've explored more in my Sketchbooks (Sketchbook Friday).
- I had an illustration published in the Calm magazine (to illustrate the text of the dear Susana of Bless).
- I finally draw the squirrels that I wanted to have done in 2017's Inktober and I ended up developing a bit more the adventures of Chubby (the mascot of Nuts for Paper).
- In October I dared myself to draw something completely different and get out of my comfort zone and I loved it !!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Foi, definitivamente, um ano em cheio. E, quanto a mim, cá estou deste lado para acompanhar o ano de 2019 :D

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário // Leave us a comment

Bites & Bits August 32-35/52

August was a roller-coaster. A good roller-coaster. I started the month by installing new shelves on my Studio. I did it by myself and I...

Seguidores

Follow
© a outra mafalda 2013 - 2017. Com tecnologia do Blogger.